top of page

Independência




No dia 7 de Setembro de 1822, as margens do rio Ipiranga, o príncipe Dom Pedro eis que proclama a nossa independência. É assim que aprendemos quando crianças na escola, um ato que demorou 322 anos para acontecer desde o nosso "descobrimento", provando que uma liberdade e independência são conquistados com sacrifícios e um bom tempo de preparação, ou assim teria de ser.

Aproveitando essa comemoração que esta por vir, eu te coloco frente a frente com o seu medo, ou a sua não dependência financeira. Porque ainda não começou a ser independente financeiramente? acha que demoraria muito? acha que seria difícil? tudo depende de você.

Nenhuma independência vem sem esforço e tempo, e a financeira não seria diferente. O começo de uma reformulação é algo difícil, hábitos não são mudados da noite para o dia, e se assim ocorrerem, não durarão muito tempo. Para começar a ter uma independência financeira tudo que precisa fazer é dar o primeiro passo, e a partir dai manter o foco e a disciplina, e com o tempo, a tal dependência de gastos vai aos poucos deixando de fazer parte de sua rotina. Comece pequeno, guarde aquilo que conseguir, anote seus gastos, corte aqueles menores que acredita não doer muito, invista 20-30 reais em um fundo de investimento e, principalmente, COMEMORE cada vitória que alcançar em seus planejamentos financeiros, mesmo que sejam pequenas vitórias.

Nenhuma grande guerra é vencida em uma única batalha, conquistas em pequenos objetivos te levam a ter prazer em economizar e se tornar independente financeiramente. Independência ou morte?! Nem tanto, mas sim: Independência ou dívidas!!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page